sábado, 29 de março de 2008

Reforma na Gramática

Ontem eu vi no jornal Hoje que foram decididas as mudanças na nossa gramática,e que elas devem entrar em vigor a partir de Janeiro do ano que vem(2009).Parece que dessa vez eles tiram o trema de vez das nossas vidas!
O trema será excluído da língua portuguesa,assim como o acento agudo em ditongos(ex.: idéia-ideia) e o acento circunflexo no hiato "oo"(ex.:vôo-voo); o hífem será restrito; e as letras K,W e Y serão incorporadas ao nosso alfabeto,que ficará com 26 letras.
Essa reforma além de simplificar a escrita,vai facilitar a comunicação entre os 8 países que falam a língua portuguesa.Além disso as mudanças vão atingir menos de 4% do conjunto de palavras,segundo a professora Stella Bortoni que faz parte da comissão de língua portuguesa,e é responsável pela revisão ortográfica.
Para entrar em vigor, a reforma precisa ser sancionada pelo presidente da república e terá um prazo de 3 anos para a adaptação das mudanças.Nesse tempo as duas normas -a antiga e a velha-poderão ser usadas nos vestibulares,concursos públicos e livros didáticos.

Quer dizer,se eu não passar esse ano no vestibular por conta da redação,ano que vem eu passo.=]

3 comentários:

saulo. disse...

heaueuiaheuiaeh!

depois de todas essas informaçoes tava começando a ficar assustado, mas ce me tranquilizou na hora certa no fim do texto, sobre o detalhe dos vestibulares xDD

ainda bem, deram essa colher de chá pra nois! xPP

Augusto Schwartz disse...

Olá, estava investigando sobra a nova gramática e acabei vindo parar aqui. :)

Seu blog é bonito.

Vanessa C. disse...

valeu!